Snapdragon 865 trará desempenho 25% melhor aos celulares de 2020

O Snapdragon 865, novo chip que permite conexão de Internet 5G, já teve seus primeiros testes de desempenho revelados. O processador da Qualcomm, que estará presente no Xiaomi Mi 10 e deve compor o conjunto interno de mais celulares premium em 2020, teve desempenho 25% superior à versão anterior, segundo os números divulgados pela empresa. Com um protótipo em mãos, rodamos os testes e alcançamos o percentual de 16% superior.

Snapdragon 865: quatro destaques do novo processador da Qualcomm

De olho na concorrência, os testes também revelam uma superioridade de cerca de 18% em performance gráfica em relação ao iPhone 11, lançamento da Apple mais recente.

Quer comprar celular com desconto?

Os parâmetros de desempenho e eficiência do processador foram avaliados com aplicativos AnTuTu, Geekbench, GFXBench, Speedometer, JetStream, AlTuTu, PCMark, Ludashi AlMark, ETH e Androbench. Vale destacar que os testes foram feitos em um celular modelo e que o desempenho deve variar quando estiver presente em smartphones. Os dados médios apresentados pelos apps foram demonstrados na última semana, em um evento da fabricante no Havaí, EUA.

E os resultados?

Os resultados produzidos na análise de performance single-core (em que o trabalho é concentrado em apenas um núcleo do processador) no Geekbench são cerca de 25% favoráveis em relação ao anterior, segundo a empresa. Em testes, com a versão 5.0 do aplicativo de desempenho, o novo processador alcançou 934 pontos, enquanto o Snapdragon 855+ chegou aos 787 pontos, o que mostra uma superioridade do chip mais recente em cerca de 16%.

No quesito performance gráfica, a promessa da marca de obter um valor 35% superior ao antecessor também foi comprovada. Segundo o AnTuTu, o teste gráfico da nova versão registrou a taxa máxima de 550.000 pontos na GPU Adreno 650, enquanto a GPU Adreno 640 alcança cerca de 360.500.

Com base no mesmo parâmetro, é possível afirmar uma alta de desempenho gráfico de cerca de 18% em relação ao iPhone 11. , o modelo da Apple obteve 448.532 pontos. É importante destacar que tomamos como parâmetro o valor de 547.392, que foi o número alcançado quando tivemos com o celular em mãos, no Havaí.

Por lá também, o AnTuTu foi aplicado em demais modelos e o Snapdragon segue em primeiro posto. Foram expostos os seguintes resultados: iPhone XR (410.860), OnePlus 7 Pro, com Snapdragon 855+, (458.478) e iPhone 11 Pro Max (530.356). No mais, em testes de navegação Speedometer, o chip alcança taxa máxima de 79. Já pelo app JetStream, os valores alcançados variam entre 115 e 121.

O que mais podemos dizer sobre o 865?

O Snapdragon 865 tem destaque pela rapidez em respostas, melhor desempenho para captura de fotos e vídeos, além de uma experiência melhor em games pela evolução gráfica e tempo de resposta. O 865 traz ainda uma opção com modem Snapdragon X55 Modem-RF System, que é uma versão um pouco mais madura do que o presente na edição anterior.

Além disso, o novo chipset deve equipar os principais modelos de celulares de 2020. Durante o evento de lançamento no início do mês, no Havaí, a Xiaomi também anunciou que o processador estará presente em mais de dez aparelhos da marca no próximo ano, com destaque ao novo Xiaomi Mi 10, primeiro smartphone a ter o 865.

*A jornalista viajou para o Havaí a convite da Qualcomm

Xiaomi Redmi Note 8 e Note 8 Pro: saiba mais sobre os celulares