0136: ligação do TeleSUS gera corrente no WhatsApp e confunde usuários

Uma corrente que circula no WhatsApp nos últimos dias alega que ligações do número 0136 são golpes para roubar a conta no mensageiro. Contudo, o telefone mencionado na mensagem é certificado como número do Ministério da Saúde, então chamadas identificadas assim não apresentam risco.

#FiqueEmCasa: confira os bots do Ministério da SaúdeGolpes sobre doença fazem vítimas no WhatsApp; veja resumo

A chamada automatizada do Disque Saúde se trata, na verdade, de uma ação do Ministério para rastrear prováveis casos de Covid-19, e são feitas pelos números 136, 0136 ou 00136. Apesar da corrente em questão ser falsa, é preciso se atentar a fraudes com telefones parecidos com o do TeleSUS, conforme aconselha posts desta quarta-feira (15) das contas oficiais no Twitter e no Facebook do Ministério da Saúde.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto?

0136 ligou? Entenda os números do Ministério da Saúde

As chamadas do Ministério da Saúde são feitas pelos números 136, 0136 ou 00136. As ligações são automáticas e feitas por uma voz robótica, que começa a chamada perguntando se o cidadão tem disponibilidade para responder algumas questões.

As perguntas referem-se majoritariamente ao estado de saúde da pessoa, e podem ser respondidas com "sim" ou "não". O questionário pode servir como atendimento remoto e mapeamento de áreas de risco de contágio.

A chamada é concluída com orientações do Ministério para que as pessoas fiquem em casa. Segundo informações do Ministério da Saúde, as ligações devem alcançar cerca de 125 milhões de brasileiros e vão servir como ferramenta para fazer um monitoramento da disseminação do Covid-19 em território nacional.

O que é o TeleSUS?

O TeleSUS é o nome do conjunto de medidas implementadas pelo Ministério da Saúde para auxiliar a população de modo não-presencial. O aplicativo Coronavírus SUS, que dá dicas de como identificar os sintomas da Covid-19, é exemplo de um dos serviços à distância.

Também é possível obter essas informações pelo chat do TeleSUS na Internet, disponível pelo endereço saude.gov.br/coronavirus.

As chamadas telefônicas automatizadas sobre o novo coronavírus foram anunciadas no início deste mês como parte do pacote de serviços do TeleSUS. A iniciativa usa o Disque Saúde para ligar para cidadãos a fim de rastrear infecções pelo novo coronavírus.

Corrente falsa alega WhatsApp clonado com TeleSUS

A corrente alega que a pessoa pode ter WhatsApp clonado ao atender ligações do 0136. O golpe consiste em tentar ativar a conta no WhatsApp da pessoa em outro celular sem que ela saiba. O criminoso liga para a vítima pedindo um código enviado por SMS, que se trata, na verdade, da sequência necessária para cadastrar o WhatsApp da vítima no celular do golpista.

Quando a vítima repassa o código para os criminosos, eles conseguem clonar o WhatsApp em outro dispositivo, e têm acesso a todas as conversas e mídias compartilhadas no mensageiro. Então, os golpistas podem se passar pela vítima para conversar com amigos dela e pedir dinheiro.

Vale lembrar que o ato de receber ou atender a ligação não deixa o celular vulnerável à clonagem de WhatsApp, e sim repassar o código de ativação da conta para um possível golpista. O telefone 0136 é seguro, mas é importante se atentar para outras variações que se aproveitem do número do Ministério da Saúde.

Como se proteger de possíveis golpes

As possíveis ações dos criminosos com números semelhantes chamaram a atenção do Ministério da Saúde, que usou sua conta oficial no Twitter e no Facebook para esclarecer à população que o SUS está realizando ligações, mas que não pede dados pessoais, doações e nem valores de transações em dinheiro.

As ligações do TeleSUS são feitas apenas pela voz automatizada. O Ministério da Saúde não entra em contato para pedir dados financeiros, tais como números de cartões de crédito, senhas de banco ou códigos enviados por SMS. Desconfie de perguntas pessoais e suspeitas.

Além disso, vale checar o identificador de chamadas: o número do TeleSUS é o mesmo do Disque Saúde, o 136 (ou 0136 ou 00136). No caso de celulares, o smartphone não deve reconhecer a localização da chamada — a tela deve exibir apenas os números confirmados pelo Ministério.

Via Ministério da Saúde

Lista de transmissão do WhatsApp não funciona no iPhone: por quê?

Como identificar fake news? Veja sites para checar se notícia é verdadeira