Como funciona o Reels no Instagram? Perguntas e respostas sobre a função

O Instagram Reels é um recurso da rede social que veio para concorrer diretamente com o TikTok, aplicativo chinês muito popular entre o público adolescente. A ferramenta, que permite criar microvídeos criativos usando áudios e efeitos, estreou no Brasil no último mês e está sendo testada também na França e Alemanha.

LEIA: Site de traição polêmico é sucesso no Brasil na quarentena

Muitos brasileiros estão aproveitando a novidade do Instagram para produzir dublagens bem-humoradas e desafios (os famosos challenges ), como surgir com roupas diferentes em um estalar de dedos. Se você também quer usar o Reels para produzir conteúdos criativos, precisa entender como o recurso funciona. Por isso, o preparou uma lista com seis perguntas e respostas sobre a função. Entenda, a seguir, como funciona o Reels no Instagram e aprenda a gravar e postar os miniclipes.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto?

1. O que é e como funciona o Reels no Instagram?

O Instagram Reels, que em inglês significa "bobinas" ou "carretéis", é uma função do aplicativo que permite criar vídeos criativos de até 15 segundos. Projetada para concorrer diretamente com o TikTok, a ferramenta é uma evolução do Cenas, recurso que esteve em testes no Brasil desde o final de 2019 e foi substituído com a atualização.

A principal diferença do Reels em relação ao Cenas é que agora os usuários podem escolher mais opções na hora de compartilhar o vídeo. É possível publicar o conteúdo nos Stories ou feed, enviá-lo para amigos via Direct ou compartilhá-lo diretamente na aba “Explorar”, que confere maior visibilidade à publicação.

Em relação ao processo de criação dos vídeos, pouca coisa mudou. É possível gravar um take único ou uma sequência de clipes, assim como acontecia no Cenas. Também é permitido subir um vídeo da galeria para compor o filme. O usuário pode, ainda, adicionar música e filtros aos vídeos. Uma novidade é que agora é possível salvar o áudio de outros Reels para fazer dublagens, recurso já presente no TikTok.

Veja também: Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

2. Como ter o Reels no Instagram?

Se o Reels ainda não chegou ao seu Instagram, pode ser porque você não tem a última versão do aplicativo instalada. Para conferir essa informação, acesse a Google Play Store, se o smartphone for Android, ou a App Store, se for dono de um iPhone (iOS). Caso haja alguma atualização disponível, faça o update. É importante lembrar que as novidades do Instagram nem sempre chegam ao mesmo tempo para todos os usuários.

3. Como gravar e postar Reels?

Para gravar um vídeo no Reels, é preciso abrir a câmera dos Stories e selecionar a opção "Reels", na parte inferior da tela. Em seguida, o usuário pode pressionar o botão de captura para filmar miniclipes que totalizem, no máximo, 15 segundos ou inserir um vídeo da galeria do celular. Na lateral esquerda da tela, há botões para adicionar música e filtros ao filme a partir da biblioteca do Instagram. Também é possível controlar a velocidade do clipe.

Após finalizar as edições, que podem incluir cortes de trechos e adição de textos e stickers, o usuário deve decidir onde publicará o conteúdo. O Instagram fornece duas opções de compartilhamento: na guia Reels do perfil e na seção "Explorar", com a possibilidade de habilitar o compartilhamento no feed, e nos Stories. Nesta última opção, é possível escolher entre o grupo geral e o de melhores amigos, além de enviar o conteúdo por DM.

4. Onde ficam os Reels?

Os vídeos produzidos com o Reels ficam salvos no perfil do usuário e podem ser acessados a partir do botão de claquete, logo acima da grade de fotos do feed. Os conteúdos mais populares aparecem em destaque na aba "Explorar", a famosa lupa do Instagram. Segundo Vishal Shah, vice-presidente de produto do Instagram, 50% dos usuários já fazem consumo de conteúdo na aba Explorar e usam essa seção para descobrir novos interesses e perfis.

5. Como baixar vídeos do Instagram Reels?

Para baixar vídeos do Instagram Reels, é necessário instalar aplicativos externos, já que a rede social não permite o download dos conteúdos de forma nativa. Usuários de celulares Android podem recorrer ao app "Baixar Vídeos do Instagram – Respostar Instagram", fabricado pela InShot. Após a instalação da ferramenta, basta copiar o link do Reels e colar no aplicativo. O download do vídeo iniciará automaticamente, e o arquivo ficará salvo na galeria. Já quem é dono de iPhone pode usar o aplicativo "InSaver", que funciona de forma semelhante.

6. Qual a diferença entre o Instagram Reels e o TikTok?

De maneira geral, o funcionamento das ferramentas de criação de microvídeos é bastante similar. Acontece que, ao contrário do TikTok, que é um aplicativo separado, o Reels é um recurso adicionado ao Instagram, fator que impõe algumas limitações. A principal é que a rede social ainda não permite parcerias pagas no Reels, apenas em publicações no feed e nos Stories. Com o aplicativo chinês, em contrapartida, é possível monetizar os vídeos publicados. Além disso, o TikTok permite postar clipes de até 60 segundos, para todos os usuários, e de até cinco minutos, para aqueles que têm mais de mil fãs no perfil. No Instagram Reels, o limite é de 15 segundos.

Via Instagram e Indian Express

A função "texto" não aparece nos Stories do Instagram?