PlayStation 5 (PS5): Sony revela interface do usuário no novo console

Imagens do menu do PlayStation 5 (PS5) foram reveladas pela Sony nesta quinta-feira (15). O console, que tem lançamento marcado para a próxima segunda-feira (19) no Brasil, tinha sua interface mantida em segredo até então. Publicadas no PlayStation Blog, as fotos mostram um design moderno, mas ainda assim similar ao visto no PlayStation 4 (PS4).

Uma das principais novidades foi a adição do "Control Center". No novo menu, é possível acessar diversas funções básicas do aparelho, como notificações, vídeos e screenshots, notícias, lista de amigos, configurações do controle e outras opções – tudo isso sem abandonar a tela do game que está rodando no videogame.

PlayStation 5 (PS5) tem preço e lançamento revelados no Brasil

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto?

PS5: saiba tudo sobre o novo console

Outra novidade é o menu "Activities", em que são mostradas sugestões de atividades a se fazer nos jogos, para facilitar o desbloqueio de troféus e missões. O sistema conta até mesmo com uma estimativa de tempo para completar a tarefa, o que deve facilitar a vida de caçadores de conquistas.

Assinantes da PlayStation Plus terão acessos a dicas e tutoriais para certos jogos, que são exibidos do lado esquerdo da tela, sem a necessidade de fechar o game. A Sony explica que isso deve poupar tempo dos jogadores, que não precisam recorrer a pesquisas na Internet em caso de dúvidas sobre algum título.

O sistema de chat do PS5 também recebeu mudanças relevantes e, aparentemente, fica mais fácil de mexer. Com notificações exibidas na tela, é possível entrar diretamente em uma sala com amigos, sem abrir um menu dedicado. As salas de chat também podem ser acessadas por jogadores no PS4 ou no app do aparelho.

A Sony aproveitou a apresentação para mostrar um pouco da velocidade do console, que promete carregar jogos completos em apenas alguns segundos. No vídeo, dá para ver o início de uma partida do título Destruction AllStars, que é um dos jogos de lançamento do PS5. Confira o vídeo completo da apresentação a seguir:

Via PlayStation Blog

Ainda vale a pena comprar o PS4?