Doom: youtuber usa batatas para jogar clássico jogo de tiro de 1993

Doom, clássico FPS lançado para PC em 1993, foi mais uma vez utilizado como um marco em hardware. Dessa vez, o responsável foi um youtuber chamado Equalo, que tentou rodar o jogo em uma calculadora usando apenas batatas como bateria. Como o game já foi convertido até mesmo para a tela de um teste de gravidez, a intenção do youtuber não era colocá-lo em um hardware ainda mais rudimentar, mas sim somente mudar sua fonte de energia. Após alguns dias, algumas batatas estragadas e vários contratempos, ele conseguiu executar o FPS e afirmou: "não vale a pena".

Doom 1, 2 e 3 são relançados para consoles e smartphones

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto?

Equalo, que já montou um PC Gamer dentro de um Nintendo 8 Bits e é conhecido por seus projetos incomuns, pretendia rodar o jogo em um computador portátil Raspberry Pi Zero utilizando aproximadamente 45 kg de batatas. No entanto, após quatro dias de testes e centenas de pedaços estragados do vegetal cozido, a amperagem não parecia ser suficiente para ligar o pequeno PC.

No quinto dia, o youtuber mudou seu plano: agora, rodaria Doom em uma calculadora gráfica TI-84, que exigia apenas 15 a 30 miliamperes para funcionar. No sexto dia do projeto, após muito sacrifício, Equalo atingiu seu objetivo.

O experimento de ligar aparelhos eletrônicos com uma batata é bastante comum e se aproveita de uma reação química que ocorre no alimento. Quando próximo a um pedaço de metal com zinco, como um prego galvanizado, o ácido fosfórico contido na batata reage e gera uma pequena quantidade de eletricidade.

Utilizando um pedaço de cobre, é possível canalizar essa eletricidade para alimentar dispositivos pequenos, como um relógio à bateria, por exemplo. Porém, normalmente nada tão ambicioso quanto um computador.

Via Equalo e GameSpot

PS5: saiba tudo sobre o novo console

Você ainda joga games retrô nos consoles?